“10 Fest Azores” promove gastronomia

O festival “10 Fest Azores” pretende promover a região num evento gastronómico que convida dez chefs, dois dos quais estrelas Michelin, para, em dez dias, servirem dez jantares.

Organizado pela Escola de Formação Turística e Hoteleira (EFRH) e a decorrer até 1 de Julho, o evento, que vai na sua sexta edição, “proporciona uma experiência diferente da apresentação dos nossos produtos regionais”, declarou à agência Lusa a directora executiva da escola, Graça Teixeira.

A responsável afirmou que os chefs, convidados a participar no evento, vão utilizar os produtos regionais e “interpretá-los de uma forma contemporânea”, projectando-os internacionalmente.

Tirar partido dos produtos açorianos, explorar as suas potencialidades, tendo em conta o receituário tradicional é o lema e a inspiração desta iniciativa, que já é uma marca registada e de referência internacional para a cozinha contemporânea nos Açores.

O evento conta com a presença de chefs de Nova Iorque, Londres, Montreal, Bélgica, Maiorca, Lisboa, Évora, Alentejo e Ponta Delgada.