12 a 15 de Outubro: Porto Santo acolhe 1º encontro de aviação da lusofonia

Vão ser três dias de reuniões ao mais alto nível do sector da aeronáutica, com intervenientes de 9 países de expressão portuguesa.

Estão convidadas personalidades da indústria, que partilharão conhecimento com todos os visitantes do evento, contribuindo para um enriquecimento único e para um aproximar de oportunidade da indústria dos vários países, até agora de costas voltadas, indica a organização, que conta com apoio e produção da NewsAvia, em conjunto com a Comissão Empresarial da Comunidade dos Países de Expressão Portuguesa, a Start-Up Madeira. Este evento é produzido e co-organizado por diversas entidades ligadas à indústria do turismo e aviação.

O LusoAvia vai reunir as mais importantes organizações públicas e privadas do sector da aviação da Lusofonia, cuja missão é fomentar a cooperação institucional e fortalecer as relações empresariais no espaço da CPLP. Responsáveis por aeroportos, autoridades civis de aviação, diversas universidades, academias de aviação, personalidades e profissionais de aviação, embaixadores, decisores políticos, construtores, prestadores de serviços, e fornecedores estarão reunidos num encontro de trabalho e promoção multilateral.

Pela primeira vez representantes das companhias civis reúnem-se para potenciar novas ligações entre os países da Lusofonia. Partilha de experiência e nova regulamentação, discussão da nova mobilidade e simplificação de movimentação de passageiros e carga são alguns dos temas a aborda, bem como formação aeronáutica e capital humano, gestão aeroportuária, novos desafios, como captação de investimentos, e a evolução de airport security e nova legislação EASA, e ainda os desafios para o sector nos países emergentes.