12º roadshow de “Os Especialistas” supera “todas as expectativas”

 

O 12º roadshow de “Os Especialistas”, que terminou na passada sexta-feira em Lisboa superou “todas as expectativas, confirmaram ao turisver.com dois dos seus organizadores, Artur Sousa, managing director da ATR, e Miguel Jesus, director comercial da Image Tours.

De acordo com Artur Sousa, este evento que percorre várias cidades portuguesas tem corrido bem ao longo dos anos, mas este ano “foi ainda melhor, talvez por termos antecipado as datas da sua realização e por termos novos parceiros, mas acima de tudo pelo número de presenças dos agentes de viagens com grande interesse pelos vários produtos de cada um de nós”.

Nas cidades em que Os Especialistas se apresentaram, designadamente, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Algarve, Setúbal e Lisboa, contaram com a presença de mais de mil agentes de viagens. Só o evento de Lisboa juntou para cima de 250 pessoas.

O formato adoptado é também uma das mais valias deste evento. Miguel Jesus destacou o facto de ser “muito soft e diferente dos roadshows que os operadores e destinos turísticos fazem em Portugal. “Tendo em conta que a mensagem que queremos passar nos nossos roadshows é ‘Soluções para agentes de viagens’, tentamos trazer mesmo exactamente isso. Por isso é que procuramos parceiros os mais diversificados possíveis e, que em conjunto, consigamos satisfazer todas as necessidades dos agentes de viagens, desde produtos, seguros ou GDS. Isto é que faz a nossa diferença, ressalvou, acrescentando que “tentamos ter um leque vasto de opções para o agente de viagens”.

O responsável disse, por outro lado que, “para além da vertente trabalho e de apresentação dos nossos produtos, o nosso objectivo tem sido criar um ambiente informal, sempre com jantar, levar as pessoas a um espaço diferente fora das tópicas quatro paredes do hotel, falar, conviver, saber o que está a correr bem, o que podia correr melhor, e sabermos quais são as suas reais necessidades para podermos encontrar as tais soluções”.

Artur Sousa considera que “não é um evento para fazer números. Desde o início que temos muito cuidado em relação aos parceiros que nos acompanham. Existem várias empresas que querem entrar no nosso roashow, mas nós próprios criámos uma regra em termos de limitação do número de parceiros, precisamente para termos uma maior proximidade com os agentes de viagens e perceber o que procuram, até porque uma coisa é lançar produtos para o mercado, outra coisa é comprovar que há outras necessidades. Daí não passarmos este número de 14 parceiros, para dar a oportunidade de todos poderem falar com os agentes de viagens”, disse ainda.

Os eventos de “Os Especialistas” contaram este ano com a presença de novos parceiros: a Melair, Soltour e o consolidador Magnet.

Segundo o director-geral da Melair “entrámos porque, por um lado começámos a trabalhar a Pullmantur que é parceiro de Os Especialistas desde o princípio e, por outro lado, porque há muito tempo que não fazíamos um roadshow. Assim, achámos oportuno juntar as duas coisas”.

Para Francisco Teixeira “foi uma experiência muito positiva porque, apesar de ter experiência no passado, deste tipo de roadshow, vim encontrar uma organização muito bem estruturada e um grupo de amigos”, apara acrescentar que “os próprios agentes de viagens participam de uma forma muito tranquila, por ser esta altura do ano, portanto ainda sem a pressão quando se está mais próximo do Verão”.

O director-geral da Melair referiu que, muito mais do que trazer novidades, este evento dá a possibilidade de promover e mostrar os produtos, mas “principalmente pela relação que se cria com os agentes de viagens, ou seja, há espaço e tranquilidade para manter pequenos diálogos, uma vez que o formato obriga que toda a gente visite todas as mesas”.

Francisco Teixeira considera que “àquilo que diz respeito à nossa participação, não é propriamente ter algo concreto para vender de forma directa. O nosso objectivo é promover a nossa marca, os nossos produtos, e manter um diálogo com os agentes de viagens”.

Outro estreante foi a Soltour. Luís Santos, delegado do operador turístico em Lisboa está “agradavelmente surpreendido, pois este evento está acima das minhas expectativas. Notei uma grande adesão dos agentes de viagens, e da organização não há nada a apontar, diria até, excelente”.

O responsável assegurou que “é uma aposta que a Soltour vai continuar a fazer”, porque “se neste primeiro ano correu tudo tão bem, não vemos razões para que nos próximos anos não estarmos presentes”, acrescentando que “somos especialistas porque há 20 anos que o nosso trabalho está muito concentrado na zona das Caraíbas e nas ilhas espanholas, portanto, somos especialistas nestes destinos”.

Com o objectivo de inovar e fazer algo diferente de ano para ano pois só assim se consegue manter o êxito deste evento que já vai na sua 12ª edição, “Os Especialistas “realizarão em Tomar (Quinta do Falcão) no dia 29 de Abril a sua Festa de Verão onde se prende reunir cerca de 200 agentes de viagens, a nível nacional, num momento de convívio e descontracção.