14 e 15 de Outubro: Congresso Internacional da Vinha e do Vinho em Reguengos

Questões relacionadas com a viticultura, enologia, novos sistemas de distribuição e marketing digital vão ser temas para reflexão entre profissionais do sector durante o Congresso Internacional da Vinha e do Vinho, que vai decorrer nos dias 14 e15 de Outubro no Pavilhão Multiusos, em Reguengos de Monsaraz.
Este congresso integra-se numa ampla programação da Cidade Europeia do Vinho 2015, das quais se destacam o Congresso Internacional de Turismo Rural a 30 de Outubro e as comemorações do Dia Europeu do Enoturismo, a ter lugar de 6 a Restauração de Novembro naquele concelho.
Esta iniciativa pretende construir um pólo de encontro de especialistas das diversas áreas, posicionando Reguengos de Monsaraz no epicentro do debate, reflexão e conhecimento ligado à área da vinha e do vinho. A Conferência Internacional do Vinho e da Vinha pretende também ser um ponto de partida para a reflexão, assim como para a construção de know-how determinante para o sector vitivinícola, actividade determinante para a economia local, regional e nacional, refere nota da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, entidade organizadora do evento.
Para organizar e garantir o sucesso desta Conferência foram criadas uma Comissão Científica e uma Comissão de Honra. Fazem parte da Comissão Científica os principais produtores do concelho, assim como duas instituições de Ensino Superior, nomeadamente a Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz (CARMIM), a Herdade do Esporão, a Ervideira e a Granacer, a Universidade de Évora e a Universidade Aberta, garantido estas instituições o rigor científico que deve pautar esta Conferência. No que diz respeito à Comissão de Honra esta é constituída pela Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Associação de Municípios Portugueses do Vinho, ViniPortugal, RECEVIN, Instituto do Vinho e da Vinha, Agência de Promoção Turística do Alentejo e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
De referir que Reguengos de Monsaraz é mundialmente conhecido pela sua tradição vitivinícola e é responsável por um terço do total da produção de vinho apto de Denominação de Origem de todo o Alentejo, que, por sua vez, representou 43% do volume de vendas da quota de mercado comercial nacional total, em 2013.
C.M.