1ª fase do Taste Portugal com balanço positivo

A AHRESP já certificou cerca de 100 restaurantes portugueses, que passaram a integrar a Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo, no âmbito do programa Taste Portugal, cujo balanço da primeira fase é considerado positivo.

Para o director geral da AHRESP, “é com enorme satisfação que estamos a concluir a primeira etapa deste grande programa que visa promover Portugal, e a nossa gastronomia portuguesa, apoiando e certificando os restaurantes portugueses no estrangeiro, representativos da nossa cultura gastronómica e que desempenham um papel essencial na divulgação do nosso destino turístico.”

José Manuel Antunes refere ainda que “além da certificação dos restaurantes, este programa pretende incentivar as exportações, através da divulgação e vendas dos nossos produtos, fazendo de cada restaurante português uma embaixada da nossa diplomacia económica”. Complementarmente, “marcamos presença em várias feiras internacionais”, para esclarecer que “toda a operação é suportada por uma plataforma online que, para além de constituir um repositório de informação sobre a gastronomia nacional, processa toda a relação entre o grande público e os diversos stakeholders envolvidos no programa”.

O objectivo da AHRESP, que já certificou restaurantes em Espanha, França, Brasil, Reino Unido e Alemanha, é estender o programa a todos os continentes e países onde existam marcas da cultura gastronómica portuguesa. A nova fase do Taste Portugal terá início no segundo semestre deste ano, em países como os Estados Unidos, Canadá, Suíça, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e China.