1M€ para repor estruturas turísticas nas Aldeias do Xisto

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, assinou esta quinta-feira, na Aldeia de Álvaro, em Oleiros, um contrato de financiamento, no valor de um milhão de euros, no âmbito de uma candidatura à linha de apoio à valorização turística do interior, apresentada pela Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR).

Regenerar e revitalizar todo o território das 27 Aldeias do Xisto que foram afectadas pelos incêndios de 2017, através da disponibilização de um milhão de euros no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do Programa Valorizar, é o objectivo do contrato.

A governante, que falava aos jornalistas, e citada pela Lusa, sobre o contrato de financiamento de um milhão de euros assinado com a ADXTUR, disse tratar-se de uma verba que resultou de um projecto apresentado pelas Aldeias de Xisto para requalificar zonas que foram afectadas pelos incêndios, nomeadamente caminhos, criação de zonas de protecção nas aldeias mais turísticas para garantir a protecção das populações e para o desenvolvimento de novos produtos e incentivo de algumas actividades.

“O milhão [de euros] é para repor estruturas turísticas que foram afectadas pelos incêndios, mas também para o desenvolvimento de novas actividades que tenham a capacidade de gerar mais atracção destes territórios. É uma grande aposta neste trabalho com as Aldeias de Xisto, para criar cada vez mais atractividade nestes territórios”, disse.

Esta linha específica, criada para responder aos incêndios e voltar a capacitar os territórios, tem aprovados até ao momento 35 projectos no valor global de cinco milhões de euros.