1º fórum internacional de turismo e património sob o signo da água

Água é o tema eleito pelas universidades oriundas de 14 países que se reúnem no 1º Fórum Internacional de Turismo e Património (IFTH16), que decorre desta segunda-feira a quarta-feira na Universidade Portucalense (UPT), no Porto.

O objectivo destas universidades internacionais é promover estudos e práticas a nível internacional, tendo em mente o uso e a protecção do recurso essencial que é a água.

“Queremos mostrar que existe ainda muito a fazer nos domínio da criação de turismo em torno da água – rios, mar, termas – mas interessa-nos também chamar a atenção para este bem que se esgota na natureza, bem frágil e que em muitos locais do planeta é já um grande problema”, realça Isabel Vaz de Freitas, directora do Departamento de Turismo, Património e Cultura da UPT.

Muito associada à prática dos desportos náuticos, ao turismo de saúde, nomeadamente através das termas, ou ao turismo de natureza, a água desempenha um papel cada vez mais relevante no sector, apesar de muitas vezes sub-valorizado.

A UPT irá fazer quatro comunicações relacionadas com a salvaguarda do património em torno dos rios Tâmega e Douro com o turismo e a água no Vale do Douro, e duas relacionadas com a utilização na água na Idade do Ferro.