1º semestre: Porto de Lisboa movimentou mais de 221 mil cruzeiristas

Durante o primeiro semestre deste ano a actividade de cruzeiros do Porto de Lisboa registou um aumento de 15% no número de passageiros, e de 11% ao nível de escalas, face ao período homólogo de 2017.

O número de passageiros movimentados neste período foi de 221.072, contra os 192.685 registados nos primeiros seis meses do ano passado. No que diz respeito a escalas de navios de cruzeiros, foram contabilizadas 148 contra as 133 verificadas no mesmo período de 2017.

Até ao final do ano as previsões do Porto de Lisboa apontam para uma subida de 15% em termos de passageiros e de 6% ao nível das escalas, quando comparado com 2017, com um total de 600 mil passageiros e 350 escalas.

De acordo com dados do Porto de Lisboa, o aumento de 15% do número de passageiros foi determinado pelos crescimentos de 5% dos passageiros em turnaround, e de 16% dos passageiros em trânsito, que realça que o crescimento do segmento de turnaround resulta “da plena entrada em funcionamento do novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa que oferece as melhores condições para acolher navios e passageiros de cruzeiro e do potencial elevado que Lisboa apresenta neste segmento, em especial se tivermos em consideração a sua localização no cruzamento das principais rotas – Mediterrâneo, Báltico, transatlântico, Atlântico – o que lhe confere vantagens acrescidas relativamente a outros portos no que respeita, neste caso em concreto, para o início da época de cruzeiros no Mediterrâneo e para as viagens de reposicionamento”.

De Janeiro a Junho de 2018 registaram-se 26 travessias transatlânticas contra as 19 ocorridas em igual período de 2017. O primeiro semestre do ano ficou, ainda, marcado pelos 8 navios de cruzeiro que escalaram o Porto de Lisboa pela primeira vez, dos 14 previstos para o ano de 2018.