1º trimestre: Tráfego aéreo aumenta nos aeroportos europeus

Entre Janeiro e Março deste ano, o tráfego de passageiros nos aeroportos europeus aumentou em média 6,9%, segundo o ACI Europe. 

Neste relatório do Conselho Internacional de Aeroportos de Europa, estão incluídos todos os tipos de voos de passageiros da aviação civil – companhias tradicionais, low cost e charter.

Segundo o organismo, o mercado da União Europeia manteve uma tendência de crescimento dinâmica, com uma subida média de 7,2%, sendo que 11 mercados registaram um crescimento de dois dígitos, principalmente Portugal, Chipre, Luxemburgo e Malta. Em consequência, muitos aeroportos tiveram, no período em análise, aumentos impressionantes: Sófia (+46,9%), Varsóvia (+28,5%), Larnaca (+26,9%), Malta (+22,1%), Bucareste-Otopeni Praga (+18,8%), Tallin (+18,3%), Liubliana (+17,8%), Lisboa (+21,2%), Porto (+19,9%), Cracóvia (+19,1%), Praga (+5%), Budapest (+14,5%), Vilna (+14,4%) e Luxemburgo (+13,5%).

Fora da União Europeia o tráfego de passageiros cresceu a um ritmo mais lento, mas mesmo assim foi aumentando progressivamente, terminando o trimestre com uma subida média de 5,9%, impulsionada pelos aumentos dos volumes dos aeroportos russos, ucranianos e noruegueses.