Mais de 200 praias portuguesas com acessibilidade para todos

A bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos” chegou este ano a 209 praias portuguesas, o que corresponde a cerca de 36% do total das zonas balneares classificadas, comprovando o crescimento sustentado na oferta de praias acessíveis, com o total de 11 novas entradas nesta edição do programa.

Este crescimento espelha o empenho crescente dos municípios e concessionários dos apoios de praia na preparação das suas zonas balneares, promovendo a igualdade de oportunidades no que diz respeito ao usufruto destes espaços por pessoas com algum tipo de limitação ou incapacidade.

No total das 209 zonas balneares galardoadas, 183 localizam-se no Continente, 14 na Região Autónoma dos Açores e 12 na Região Autónoma da Madeira, sendo que  172 dizem respeito a zonas balneares costeiras,  37 correspondem a zonas balneares de interior, e  141 das praias galardoadas dispõe de cadeiras anfíbias ou outros meios para acesso à água.

Este galardão, projecto iniciado em 2005, resulta de uma parceria protagonizada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal, e o seu principal objectivo é dotar as zonas balneares de um conjunto de condições que permitam o seu uso universal, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade.

Paralelamente, o Turismo de Portugal tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas que visam a promoção do Turismo Acessível e a disseminação de boas práticas que conduzam, cada vez mais, a um turismo com todos e para todos.