Em 2018: Portugueses têm oito possibilidades de fazer mini-férias

Em 2018, os portugueses terão oito possibilidades de fazer umas mini-férias, distribuídas entre três feriados que coincidem com segundas ou sextas-feiras, e cinco “pontes” possíveis, em que um dia útil de férias pode transformar-se em quatro dias de descanso. O 2017 foi mais generoso, uma vez que houve 11 oportunidades.

O calendário do próximo ano dita que o 1 dia de Janeiro calha a uma segunda-feira, o que permite prolongar o fim-de-semana da passagem de ano. Depois chega o Carnaval, a 13 de Fevereiro, e como é comemorado às terças-feiras, há aqui uma possibilidade da primeira “ponte” de 2018, enquanto em Março a pausa possível é dia 30, data em que se comemora a sexta-feira santa. O dia primeiro de Maio (Dia do Trabalhador) coincide com uma terça-feira, possibilitando uma segunda “ponte”, enquanto o último dia do mês, assinala-se o feriado do Corpo de Deus (reposto em 2016), a uma quinta-feira, podendo aqui fazer-se umas mini-férias.

As possibilidades voltam a poder repetir-se apenas em Outubro, calhando o Dia da Implementação da Repúblicas (5) a uma sexta-feira. Novembro, com o feriado a 1, Dia de Todos os Santos, a coincidir com uma quinta-feira, poderá permitir igualmente alguns dias de descanso, depois só o Natal, a uma terça-feira possibilitará a última “ponte” de 2018.

Todos os restantes feriados do próximo ano serão ao sábado ou ao domingo.