Mais de 25.500 turistas portugueses visitaram Cuba em 2016

Cuba é um destino turístico que continua a atrair os portugueses em férias, asseguraram esta quinta-feira a directora do Turismo daquele país para Portugal e Espanha, Dulce Morales, e a embaixadora cubana em Portugal, Johana Tablada. Só em 2016 o número de turistas lusos que procuram a ilha como destino de férias foi superior a 25.500, uma subida de 30% face ao ano anterior.

Neste sentido, o Ministério de Turismo de Cuba e a Embaixada cubana em Lisboa, voltaram a estar presentes na BTL, e reuniram os principais operadores turísticos portugueses que operam o destino, num cocktail em Lisboa, para exprimirem o seu agradecimento pelo apoio, uma vez que “estão sempre dispostos a promover o nosso destino, a sua cultura, as suas cidades, e inevitavelmente, as suas praias”, conforme referiu Dulce Morales.

A responsável aproveitou a ocasião para convidar esses operadores a participarem no FitCuba (Feira de Turismo de Cuba), que terá lugar este ano de 3 a 6 de Maio na cidade de Holguin.

Na ocasião Dulce Morales lembrou que o turismo de portugueses para a ilha tem crescido, sistematicamente, desde 2013, tendo começado nos tímidos 3%, passando no ano seguinte para 59%, depois 33%, para no último ano ter aumentado 30%.

Por sua vez, Johana Tablada, anunciou o intenso programa de eventos que vão decorrer este ano entre Cuba e Portugal, que vão permitir o reforço das relações entre os dois países, tendo anunciado a próxima visita ao seu país da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, à frente de uma missão com empresas portuguesas.

A embaixadora de Cuba no nosso país revelou também que o destino atingiu já este ano o primeiro milhão de visitantes estrangeiros, uma semanas antes que em 2016. Por isso, tudo indica que “será um excelente ano turístico”. A diplomata voltou a insistir na necessidade de um voo directo e anual entre Lisboa e Havana porque “achamos que o mercado está maduro”.