2,5 milhões de portugueses visitam mensalmente sites de turismo

Por mês, são 2.537.617 os portugueses que visitam páginas de Internet do sector do turismo, com cada usuário a realizar em média 23 visitas por mês, com duração média de 88 segundos. Estes dados são avançados pelo estudo “Comportamento da População Portuguesa na Internet”, desenvolvido pela PSE.

O estudo avança que “plataformas” é o subsector mais atractivo para os portugueses dentro do turisom, visitado em média por mês por 2.038.062 pessoas. Cada internauta efectua 19 visitas a páginas deste subsector, visitas com uma duração média de 93 segundos. As plataformas mais visitadas são a Booking.com e a Airbnb, com as visitas mais longas a serem registadas nestas duas e também na HomeAway.

Seguem-se os subsectores “companhias aéreas” (1.161.537) e “agências” (634.283). No primeiro o destaque vai para as marcas Ryanair e TAP, com a Lufthansa a registar também visitas prolongadas. No segundo, Logitravel e Viagens Abreu são as marcas mais atractivas, sendo que a Soltour, Soltrópico e Viajar Tours são as que registam o maior número médio de visitas mensais. É na Geostar e Viagens El Corte Inglés que os internautas tendem a despender mais tempo de visita.

Em média, cada internauta português realiza diariamente cerca de 74 visitas à Internet, correspondentes a duas horas de navegação. Os “média” são o sector que os portugueses mais procuram (117 visitas por mês), seguindo-se os “classificados” (80), “retalho” (44), “banca” (26) e “turismo” (23). Cerca de 26% destes internautas demonstram preferência por pesquisas comparativas sobre análise de produtos e/ou serviços e respectivos preços, seguem-se as pesquisas sobre temas relacionadas com viagens, turismo e outras actividades de lazer (25%).

O estudo “Comportamento da População Portuguesa na Internet” baseia-se num painel user-centric representativo da população internauta portuguesa, constituído por 1.757 indivíduos, cujas actividades online foram rastreadas continuamente a longo de um ano, independentemente do dispositivo utilizado.