28º Congresso AHP debate desafios do sector

A Associação da Hotelaria de Portugal vai reunir profissionais do sector, empresários, gestores, decisores políticos e opinion makers para discutir os desafios no sector, no 28º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, a decorrer de 16 a 18 de Novembro, nas Portas do Mar, nos Açores.

“Portugal, Vocação Atlântica” é o tema central do congresso, ponto de partida para os vários painéis que vão contar com oradores como Diogo Freitas do Amaral e José Tolentino Mendonça, António Simões, vice-presidente executivo da Nutrinveste e CEO da Sovena Group, José Theotónio, CEO do Grupo Pestana, e David Neeleman, CEO da TAP Portugal. António Peres Metelo e Nicolau Santos irão moderar dois painéis, no dia 17 de Novembro.

A sessão de abertura do 28º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo ficará a cargo do presidente da AHP, Raul Martins, e contará com a intervenção do Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro. Em conferência de imprensa, Raul Martins destacou que “o 28º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo será um espaço privilegiado onde serão abordadas as tendências da hotelaria e do turismo nacional e internacional”.

No dia 17 de Novembro vão estar em debate temas com o Posicionamento Geoestratégico de Portugal, uma reflexão na vocação atlântica do país e debate sobre os momentos de transição política internacional e as alterações imprevisíveis na União Europeia. No painel Portugal e os EUA. O mercado, o turista e a acessibilidade, que contará com a presença de Elisabeth Konick, Cônsul dos EUA nos Açores, David Neeleman e Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, estarão em cima da mesa assuntos como o aumento das rotas transatlânticas e a captação e fidelização do mercado norte-americano.

Pilares para a Sustentabilidade Económica e para o Crescimento é o primeiro tema da tarde de 17, no qual serão abordadas novas perspectivas de negócio, boas práticas de gestão financeira e como potenciar financiamento e gerar investimento. A Arte do Posicionamento: A importância do correcto posicionamento dos hotéis e restaurantes no mercado é a base para a reflexão sobre a aposta em nichos de mercado e a batalha pela diferenciação.

A Ética e os Negócios é onde se falará sobre os deveres das empresas como entidades sociais, de negócios e criação de valor enquanto eixo de redistribuição, de concorrência sã e transparência alicerçada numa comunidade de valores, do emprego como factor de coesão económica e social.

No dia 18 de Novembro o foco serão as Novas Tendências de Consumo Digital, como aproveitá-las para reforçar a captação de hóspedes, melhorar o desempenho dos hotéis e manter os custos de distribuição sob controlo. O último painel será dedicado à FUTURE LAB – New Bricolage Building.

As inscrições para o congresso continuam com condições especiais até dia 16 de Setembro, através do formulário online encontrado na página do congresso e, segundo Raul Martins, “estão a decorrer a bom ritmo e acreditamos que este será um excelente congresso”.