29º CNHT: Em Portugal “todos os ministros são ministros do turismo”, afirma Ana Mendes Godinho

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, marcou presença no Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo que decorre em Coimbra, tendo participado na mesa redonda sobre “ Turismo e a Europa da Regiões”. Na sua intervenção, a governante referiu-se ao acompanhamento e interesse do Governo no sector do turismo, sublinhando a propósito que “todos os ministros são ministros do turismo em Portugal”.

A secretária de Estado do Turismo aproveitou a intervenção do ministro dos Negócios Estrangeiros, para acentuar a ideia de que o turismo, para evoluir, não necessita de ter um Ministério:  “vemos que aquela discussão que muitas vezes se tem sobre precisarmos ou não de ministro do turismo, e a verdade é que aquilo que nós sentimos em Portugal neste momento é que todos os ministros são ministros do turismo em Portugal”.

A propósito, acrescentou que esta situação “faz de Portugal um país que acho que deve ser case study na Europa sobre como o turismo pode também mobilizar e mudar o país”. Ana Mendes Godinho respondia desta forma aos que defendem a criação do Ministério do Turismo, nomeadamente à Confederação do Turismo de Portugal.

No que diz respeito à ideia do excesso de turistas, Ana Mendes Godinho corroborou a opinião de Augusto Santos Silva, afirmando que “está-se longíssimo da sobrecarga” referindo ainda que situações pontuais “têm sido dirimidas”.

A governante realçou o recente lançamento do programa de sustentabilidade de Turismo, que vem ajudar a resolver problemas que possam  surgir, afirmando a propósito que  “em vez de chorar, está-se a agir na prevenção” e a levar também a sociedade civil a agir.