29º Congresso da AHP: Novas tendências do alojamento prometem acesa discussão

As novas tendências do alojamento será o painel que encerrará o 29º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que terá lugar entre os dias 15 e 17 de Novembro, em Coimbra. Para já promete um intenso debate, conforme destacou Rodrigo Machaz, associado da AHP que faz parte da organização da reunião magna anual dos hoteleiros em Portugal, e moderador deste painel.

“The Hotel. The Hostel. The House”, são questões subjacentes a esta temática que estará em análise e que, de acordo com Rodrigo Machaz, pretendem responder se os hotéis de pequena escala, ou os chamados boutique hotéis são uma tendência ou um negócio rentável, ou se é apenas a letra S a única diferença entre um hotel e um hostel.

O director-geral do Memmo Hotels, que falava esta terça-feira na apresentação do Congresso da AHp, a bordo do veleiro “Leão Holandês”, em Lisboa, lembrou que os turistas de hoje “querem sentir-se em casa, conceito que os hotéis abandonaram, mas que estão a voltar a reaproximar-se”.

Rodrigo Machaz realçou ainda outro tema do congresso que tem a ver com a necessidade de haver “uma grande discussão” sobre a capacidade de carga do turismo nas cidades, designadamente em Lisboa e no Porto, sem que percam a identidade. Este é o terceiro painel do congresso.

O Congresso da AHP não esqueceu igualmente os activos humanos das empresas do sector. A este respeito, o director-geral do Memmo Hotels referiu que “a procura está a crescer, a oferta está a crescer, mas os recursos humanos não estão a crescer ao mesmo ritmo”, para considerar que, mais do que a aprendizagem técnica “receber bem o cliente continua a fazer toda a diferença”.