2ª edição do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa assinala-se em Lisboa

“Sabe tão bem chegar a Portugal” é o lema da 2ª edição do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, que se celebra no último domingo de Maio, neste caso, no próximo dia 28.

De acordo com a organização, a cargo da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG) e da AHRESP, esta segunda edição pretende “matar as saudades gastronómicas” de quem chega a Portugal pelo aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, já que o objectivo é levar os sabores de Portugal ao lugar de partidas e chegadas”.

Esta edição terá lugar no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e contará com “mostras de produtos portugueses” e “vários momentos de animação”, refere uma nota de imprensa.

Os produtos, que poderão ser comprados, integram a `Exposição que se come e que se bebe`, criada em parceira com as escolas de Hotelaria de Portugal.

Ao longo da semana que antecede o evento, “dezenas de restaurantes” do país disponibilizarão um prato da gastronomia portuguesa com 50% de desconto.

Refira-se que, em Julho, comemoram-se 17 anos que a gastronomia foi nomeada Património Cultural Português.

O Dia Nacional da Gastronomia em cada último domingo de Maio foi instituído por unanimidade na Assembleia da República. Em 2016, a cidade anfitriã foi Aveiro, mas todos os anos a celebração será feita numa cidade diferente, de forma a mostrar a transversalidade da nossa gastronomia.