30ª edição da BTL ultrapassou expectativas

Para a organização da Bolsa de Turismo de Lisboa, a 30ª edição da feira, que se realizou de 28 de Fevereiro a 4 de Março “ultrapassou todas as expectativas e confirmou aposta no turismo nacional”.

A 30ª edição da BTL “foi um verdadeiro sucesso e atingiu valores recordes ao nível da participação de expositores, profissionais do sector e oferta turística junto do público final”, sublinha a organização em nota à imprensa. Os números falam por si: o certame registou um total de77.000 visitantes, sendo que durante os três primeiros dias entraram na feira 39.000, mais 1.112 que no ano passado. Já no fim-de-semana dedicado ao grande público, 38.000 visitantes aproveitaram as promoções e descontos exclusivos.

Fátima Vila Maior, directora de feiras da FIL e responsável pela BTL, refere: “Estamos muito satisfeitos com esta edição e os resultados alcançados superaram todas as nossas expectativas. A BTL 2018 foi de facto uma montra da actualidade e do futuro do sector turístico nacional e internacional. Pudemos confirmar a vitalidade e a importância do Turismo para a economia e vida dos portugueses. O feedback que recebemos quer pela parte dos profissionais quer pelo público não podia ser mais positivo o que leva o desafio da próxima edição ainda mais longe”.

Tendo como foco o mercado interno, a BTL contou com a presença de todas as regiões de turismo do país e 50 representações individuais de municípios, mais 20 que em 2017. Em destaque estiveram a região do Centro e a Pampilhosa da Serra como Destino Nacional Convidado e Município Nacional Convidado, respectivamente.

Destaque também para a primeira edição do BTL Lab&Trends, espaço dedicado à inovação no sector, que contou com a participação de 20 startups e 10 techs, bem como para a área de Hosted Buyers e para a terceira edição da Bolsa de Empregabilidade.

O programa de Hosted Buyers contou com mais de 400 participações de compradores internacionais provenientes 39 mercados, mais nove países que em 2017, que realizaram mais de 3.273 reuniões.

De acordo com Fátima Vila Maior, “a edição deste ano distinguiu-se pela inovação e dinamismo das empresas participantes. Um exemplo disso foi o espaço BTL Lab&Trends, um espaço que dado o sucesso promete inovar ainda mais em 2019 ou o Kids Route, actividade desenvolvida pela segunda vez e com o dobro dos participantes do ano passado, o que confirma a aposta nos futuros viajantes pela descoberta de Portugal”.

Organizada pela FIL, Fundação AIP, a BTL 2018 contou com a participação de 42 destinos internacionais, entre os quais Marrocos, Egipto, Cuba, Argentina, Colômbia, Perú e Brasil que participaram pela primeira vez ou voltaram a marcar presença na feira.