31º Congresso AHP: Há “um abrandamento do crescimento” na hotelaria, diz Raul Martins

Embora em Portugal o turismo continue a crescer, “na hotelaria assiste-se claramente a um abrandamento do crescimento”, afirmava Raul Martins, presidente da AHP, na Abertura do 31º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo. É por esta razão que é necessário perspectivar o futuro, o que se prende com o tema do congresso “Preparar o Amanhã”.

Raul Martins elucidava que, até Agosto de 2019, a taxa de ocupação nos hotéis caiu meio ponto percentual e que o preço médio, que tinha crescido 7% em 2018, cresceu até esse mês apenas 2%, tal como o RevPAR que tinha aumentado 5% em 2018 e nos primeiros oito meses de 2019 subiu, também, 2%. Por outro lado, o que cresceu foi a oferta de alojamento, com mais 3% de camas e de quartos desde o início do ano, estando agora disponíveis 205.816 camas hoteleiras.

Para Raul Martins, “a questão que se coloca é como continuar a ocupar a oferta a preços que não degradem o destino e nos garanta o posicionamento em que toda a indústria e os decisores públicos apostam”. Referiu também outros desafios como o estrangulamento do Aeroporto Humberto Delgado, “que nos leva a recusar 2 milhões de passageiros por ano”, a dependência do Algarve da tour operação, a “debilidade” da operação aérea no Funchal, o abrandamento do crescimento económico da Europa, a recuperação de outros destinos, a escassez de recursos humanos, o Brexit e a queda no número de turistas alemães.

Na opinião do presidente da AHP, os próximos dois anos registarão uma queda da ocupação, “que terá de ser compensada pelo aumento da estada média e da receita total”. Para tal a AHP elaborou uma agenda, entregue à secretária de Estado do Turismo, que pretende ajudar o turismo a crescer sustentavelmente em Portugal. “Estamos certos que os membros do Executivo que nos representam se empenharão na melhor resolução e enquadramento aos temas que enunciámos, servindo-se da posição e peso económico-social que o turismo detém”, concluiu.

*Turisver.com em Viana do Castelo a convite da AHP