3º Fórum de Turismo Interno Vê Portugal já tem programa

A Turismo Centro de Portugal e a Câmara Municipal de Coimbra apresentaram esta quinta-feira, o 3º Fórum de Turismo Interno Vê Portugal, que está agendado para os dias 29, 30 e 31 de Maio, no Convento São Francisco, em Coimbra.

O Vê Portugal é o único encontro técnico realizado no território nacional cujo foco está centrado nas múltiplas questões relacionadas com o turismo interno. Tem como público-alvo os diversos atores intervenientes na cadeia de negócio turístico, assim como, as entidades com responsabilidade na gestão do território.

Mais uma vez, o Vê Portugal conta com a participação de especialistas internacionais cujo olhar abrangente sobre a indústria do turismo nos seus múltiplos segmentos, trazem importantes contributos para a discussão.

O Fórum compreende 6 painéis que visam debater o turismo e o seu valor na economia, o turismo acessível e inclusivo; as potencialidades materiais e imateriais dos territórios; o valor da informação no turismo; a sazonalidade, o baixo índice de permanência e a litoralização do turismo; o turismo de negócios.

Destaque para o jantar conferência com o ministro da Economia, Manuel Cadeira Cabral, agendado para dia 30 de Maio.

Atendendo a que as discussões, no sector do turismo, se têm centrado, exclusivamente, na procura externa, o Fórum “Vê Portugal” tem como principal objectivo trazer para a ribalta a discussão sobre o mercado interno, procurando alarga-la ao debate sobre a articulação entre Governo e as instituições, públicas e privadas. Assim, este fórum pretende discutir matérias fundamentais como a qualificação da oferta, a engenharia de produto, a captação de investimento, a promoção e a comercialização, entre outras.

No que diz respeito à programação, o primeiro painel vai destacar “O Turismo e o seu valor na Economia Portuguesa” e conta com as intervenções de Maribel Rodriguez, Country Manager de Portugal e Espanha na WTTC, e de Nuno Fazenda, director do Departamento de Gestão de Programas Comunitários no Turismo de Portugal. O segundo painel será dedicado ao “Turismo Acessível e inclusivo”. São convidados Acácio Duarte, consultor e coordenador dos projectos na área do turismo na “Perfil”–‐ Projecto Brendait, e Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal da Lousã.

“Potencialidades Materiais e Imateriais dos territórios – Diferenciar, Cooperar e Empreender” é tema do terceiro painel que tem como convidados, Dalila Dias, coordenadora das Aldeias Históricas de Portugal, Paulo Fernandes, presidente das Aldeias de Xisto e Célia Gonçalves da ADIRAM. O quarto painel vai dedicar-se ao “Valor da Informação no Turismo”, cujos oradores serão

Alda Caetano Carvalho, presidente do INE e João Cadete Matos, director do Departamento Estatístico do Banco de Portugal.

“ Sazonalidade, Baixo índice de Permanência, Litorização Turismo – Soluções à vista?” será igualmente tema em debate por Alfonso Vargas Professor e Investigador na Universidade de Huelva e Antonio Magliulo, Professor e Investigador na Universidade de Roma. Finalmente, o fórum vai discutir “Turismo de Negócios/MI”, num painel que conta com a participação de Nina Feysen do ICCA e Jordi William Carnes, CEO do Turismo de Barcelona e

Barcelona Convention Bureau.

A sessão de encerramento contará com as presenças de Manuel Machado, presidente CM de Coimbra, Pedro Machado, presidente ERT Centro de Portugal e Ana Mendes Godinho, secretária Estado Turismo.