4ª edição do PAGETur termina com visita à Parques de Sintra

A 4ª edição do PAGETur – Programa Avançado de Gestão para o Turismo, promovido pela Católica-Lisbon, terminou sábado com uma visita técnica à Parques de Sintra – Monte da Lua, inserida no módulo de Animação Turística e Cultural – Estratégias de actuação.

   

Um dia depois de terem apresentado os seus projectos de final de curso, os alunos do PAGETur – Programa Avançado de Gestão para o Turismo, participaram na última das visitas técnicas que integrava o programa desta quarta edição do curso.

Depois do Penha Longa Resort, do Grupo Martinhal e da Quinta do Sanguinhal, foi a vez da Parques de Sintra – Monte da Lua receber a visita dos alunos do PAGETur que ali foram colher conhecimentos sobre estratégias de actuação no âmbito da Animação Turística e Cultural. No primeiro caso, o foco da visita técnica esteve no produto e no serviço, bem como na satisfação do cliente. No segundo caso pretendeu-se que os formandos adquirissem conhecimentos sobre Estratégias de Investimento e Crescimento em Hotelaria e Turismo, enquanto na visita ao Sanguinhal o tema foi a Gestão do Enoturismo.

Acompanhada por Nuno Fazenda e Pedro Celeste, coordenadores do PAGETur, a visita ao Palácio da Pena foi guiada por Pedro Trocato, responsável do Departamento de Projectos Especiais da Parques de Sintra, empresa que gere os activos naturais e culturais situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, nomeadamente, o Parque e o Palácio da Pena, os Jardins e o Palácio de Monserrate, o Castelo dos Mouros, o Convento dos Capuchos, o Jardim e o Chalet da Condessa d’Edla e, desde 2012, os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz e a Escola Portuguesa de Arte Equestre sediada nos Jardins históricos de Queluz, e com apresentações no Picadeiro Henrique Calado, na Calçada da Ajuda (Belém).

A cargo de Pedro Torcato esteve a apresentação da Parques de Sintra, uma empresa que tem como alavanca principal o património edificado mas que o conjuga com o património ambiental e a animação turística.

Apostar no contacto directo dos participantes deste Programa Avançado de Gestão para o Turismo com a realidade de alguns players do sector é o objectivo destas visitas técnicas a empresas que são casos de estudo. Um contacto com a realidade a que foi dado particular enfoque nesta 4ª edição do curso.

Recorde-se que o PAGETur, que conta com o apoio do Turismo de Portugal e da Confederação do Turismo Português, visa promover formação de alto nível em Gestão do Turismo, sendo destinado a empresários, dirigentes e quadros superiores de empresas e organizações que pretendam adquirir, aprofundar ou actualizar os seus conhecimentos.

A convite dos responsáveis do PAGETur a revista Turisver acompanhou esta visita técnica e dela dará nota na sua próxima edição.