500M de turistas internacionais visitaram a UE em 2016

As chegadas de turistas internacionais à União Europeia (UE) subiram 4% em 2016, tendo atingido cerca de 500 milhões, quase 40% do total mundial.

Este resultado preliminar está incluído na primeira publicação sobre as tendências turísticas a curto prazo da União Europeia, realizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

Apesar de numerosos desafios que a Europa enfrentou em 2016, o turismo voltou a mostrar as suas extraordinárias força e resiliência e consolidou a sua contribuição ao crescimento económico, à criação de emprego e ao bem-estar social na União Europeia.

Em 2016, os 28 países da UE ostentaram um sólido crescimento de chegadas de turistas internacionais, com mais 21 milhões, alcançando um aumento superior a 4%, maior que a taxa média mundial de crescimento anual.

Depois das crises económica e financeira mundial de 2009, 2016 foi o sétimo ano consecutivo de crescimento ininterrupto para a União Europeia, com mais 107 milhões de turistas do que os registados em 2028, antes das crises.

O secretário-geral da OMT, Taleb Rifai comentou estes resultados referindo que “actualmente, o turismo é um dos pilares fundamentais da estratégia da União Europeia que o fomento do emprego e do crescimento económico”, realçando que a OMT vai continuar a colaborara com a UE no seguimento das tendências turísticas internacionais, no desenvolvimento de produtos modernos e por um turismo sustentável na Europa”.