ABAV mais optimista pode beneficiar Portugal

Segundo um estudo do TripAdvisor realizado junto de 13 mil utilizadores de 16 países, já depois dos Jogos Olímpicos, 29% dos inquiridos melhoraram a sua avaliação sobre a cidade do Rio.

São dados e elementos como estes que melhoram o ânimo dos agentes turísticos brasileiros que se mostraram, na ABAV Expo, mais optimistas do que há um ano. O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, não fugiu à regra na intervenção que proferiu na sessão de abertura da 44ª ABAV, em São Paulo, ao afirmar que “depois que acabaram os grandes eventos temos que tirar lições para crescer mais ainda”.

Outro dos factores que está a contribuir para um olhar mais positivo sobre o futuro próximo, é a estabilidade que o Real parece estar a ter, com uma cotação bem abaixo dos 4,20 Reais por Euro de há um ano, fixando-se agora entre os 3,40 a 3,60 face à moeda europeia. Ainda assim continua bem desvalorizada face a tempos recentes em que a cotação pouco passava dos dois Reais por Euro.

Este ambiente positivo foi sentido pelos profissionais portugueses que marcaram presença em São Paulo durante o evento. O sentimento geral é de que os brasileiros estão a retomar a compra de viagens para o exterior, e que Portugal está a ganhar com essa situação, pelo trabalho que tem sido desenvolvido junto do mercado, por uma maior visibilidade do país como destino de férias que junta a modernidade com a tradição, mas em especial por ser um destino bem mais barato do que os seus concorrentes europeus.

O investimento promocional do Turismo de Portugal no mercado brasileiro é de 1,1 milhões de Euros, e para além das campanhas de promoção online e offline, está a reforçar o conhecimento dos agentes de viagens sobre o destino Portugal, por forma a proporcionar  mais informação a quem vende.

*O Turisver.com esteve em São Paulo a convite da TAP e da ABAV