Abertas candidaturas ao prémio para destinos turísticos culturais sustentáveis

Decorrem até 1 Julho próximo as candidaturas para o Prémio para destinos turísticos culturais sustentáveis, iniciativa que se enquadra no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural.

De acordo com o site do Turismo de Portugal, as candidaturas estão abertas para todos os destinos turísticos da Europa, associações e associações de turismo, organizações de gestão de destino, autoridades locais e regionais e ONG’s culturais.

Estão a concurso categorias de património como religioso e peregrinação, costeiro e marítimo, paisagem cultural, industrial e militar, casas históricas, aldeias e cidades, produtos temáticos transnacionais, bem como indústrias culturais e criativas (ICC).

Os critérios de avaliação das candidaturas passam, nomeadamente, por relevância para os objectivos EYCH2018, conteúdo técnico das acções, evidências do sucesso, sustentabilidade das acções, capacidade de atrair visitantes de fora da Europa para destinos menos conhecidos, sinergias com “silver tourism”, turismo familiar ou actividades de turismo para jovens, e envolvimento da comunidade local​.

Refira-se que a União Europeia declarou 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural (EYCH2018), numa iniciativa que visa promover a descoberta do património cultural da Europa. Como contribuição para esta comemoração, a ETC em colaboração com a Rede Europeia de Turismo Cultural (ECTN) e a Europa Nostra (Federação Pan-Europeia de Património Cultural), lançaram o Prémio “Património cultural como um activo para o turismo responsável e sustentável”.