Abreu conta história dos 175 anos em livro

A agência Abreu acaba de lançar um livro que conta a história dos seus 175 anos de existência, com o título “Agência Abreu – Uma Viagem de 175 Anos”

A obra tem 400 páginas, e homenageia “o universo de clientes, parceiros e colaboradores, tripé de excelência em que assenta o êxito da marca Abreu, que continua a reinventar-se em Portugal, no Brasil, em Angola e no mundo”, sublinha a administração do grupo.

A agência Abreu é primeira agência de viagens no mundo a abrir um estabelecimento de atendimento ao público, e foi fundada em 1840, na cidade do Porto, por Bernardo Luís Vieira de Abreu. Entretanto como refere a administração de hoje, “não obstante os embates do tempo e da História, a empresa permanece, até aos nossos dias, propriedade dos descendentes do fundador.

“Agência Abreu – Uma Viagem de 175 Anos”, conforme se pode ler, é a consequência editorial de um trabalho de pesquisa que durou oito anos, em torno de figuras, dos factos e da documentação relevante que narram a história desta empresa. A obra resulta de um conjunto alargado de testemunhos vindos de antigos responsáveis da empresa, guias de turismo e outros colaboradores, alguns dos quais ainda no activo. Os autores são Fernando de Sousa, professor catedrático da Universidade do Porto, e Maria da Conceição Meireles Pereira, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sob coordenação de José Quintas do Couto, responsável pelo arquivo histórico da agência. A ilustração da sobrecapa é da autoria do pintor Júlio Resende. Para a brochura da agência Abreu, 1960.

 

(Visited 56 times, 1 visits today)