Acordo APAVT e SIMAVEVIP: agentes de viagens vão ter novo contrato laboral

O acordo de revisão do contrato colectivo de trabalho, já validado em Assembleia Geral da APAVT, inclui a tabela salarial. APAVT e Sindicato acordaram também a possibilidade de revisão do articulado a menos de sete anos e a constituição de um grupo de trabalho conjunto.

A direcção da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e a direcção do Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagem, Transitários e Pesca (SIMAVEVIP) chegaram a acordo quanto à revisão do Contrato Colectivo de Trabalho, que inclui também a tabela salarial. Segundo a APAVT, o novo contrato colectivo de trabalho das agências de viagens “reflecte a maior dinâmica do sector e a adaptação das empresas e dos seus colaboradores às novas exigências do mercado e, portanto, dos clientes”.

Em nota à imprensa, a APAVT adianta ainda ter sido também “acordada a possibilidade de rever o articulado num prazo de tempo menos dilatado do que os actuais sete anos”, bem como “a constituição de um grupo de trabalho conjunto, que deverá apresentar as suas conclusões no sentido de rever as categorias profissionais e rever o conteúdo das respectivas funções”.

Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, sublinha que, com este acordo de revisão “teremos um contrato laboral mais moderno, mais próximo das atuais relações de trabalho, e certamente que colaboradores mais valorizados”.

A APAVT adianta ainda que vai continuar a promover sessões de esclarecimento sobre o novo acordo junto dos seus associados.