Açores acolhem conferência europeia de Geoparques

Com o tema “Geoparques como estratégia de turismo sustentável para o desenvolvimento”, a 14ª Conferência Europeia de Geoparques vai ter lugar nos Açores (São Miguel), de 7 a 9 de Setembro.

De acordo com o coordenador científico do Geoparque Açores, João Carlos Nunes, à imprensa local, os Açores apresentaram uma candidatura para realizar a conferência, que integra a rede europeia de geoparques, realizando-se de dois em dois anos, tendo sido aprovada por unanimidade pelos delegados. Esta rede inclui 69 geoparques de 20 países europeus.

O responsável realçou a “coincidência feliz” do encontro se realizar nos Açores no ano que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

“Uma das responsabilidades dos geoparques é promover o desenvolvimento sustentável das regiões onde estão inseridos, através do geoturismo. A própria rede europeia achou adequado que o tema da conferência estivesse relacionado com o turismo sustentável, o que tem um sentido acrescido nos Açores, onde existe uma política no sector que assenta muito no respeito pelos valores ambientais”, indicou João Carlos Nunes.

Embora o foco da conferência seja em São Miguel, vão ser desenvolvidas acções em todas as ilhas dos Açores, por forma a que os participantes conheçam toda a dimensão da insularidade açoriana. Pretende-se, segundo o responsável, “projectar o nome dos Açores e a promoção do turismo sempre na perspectiva da natureza, da sustentabilidade e dos valores ambientais”.