Açores entre os 10 destinos mais sustentáveis do mundo

Os Açores foram eleitos entre os 10 destinos líderes mais sustentáveis do mundo e o melhor Destino do Atlântico. A lista de destinos mais sustentáveis foi revelada esta quinta-feira, 8 de Março, na ITB de Berlim.

Os Açores estiveram entre os finalistas seleccionados por um júri formado por representantes de 12 organizações internacionais, num total dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo, nomeados para as categorias: Melhor das Cidades, Comunidades & Cultura, Melhor da Natureza, Melhor destino à Beira Mar, the Earth Award (ambiente & clima) e Melhores do Planeta distribuídos por subcategorias p.e. Melhor da Europa e Melhor do Atlântico, entre outros.

De entre as diversas categorias, os Açores foram considerados o melhor Destino no Atlântico e ainda um dos 10 destinos mais sustentáveis do mundo. Estes destinos passam a ser considerados um exemplo para as melhores práticas de gestão de um destino, envolvendo as comunidades locais e evitando os problemas de excesso de turismo, tal como se tem testemunhado em outros destinos pelo mundo.

Para a Turismo dos Açores, “este prémio vem reforçar ainda mais o trabalho já anunciado no Fórum Açores Rumo à Sustentabilidade, que teve lugar na Lagoa no passado mês de Dezembro, no qual foi anunciado o início de um processo de certificação de sustentabilidade, certificação essa detida por muito poucos destinos do mundo e, certamente, o primeiro com as características de arquipélago”.

No discurso de entrega do prémio Melhor Destino do Atlântico o presidente da Turismo dos Açores/ATA enalteceu a organização do evento e referiu que os Açores são um exemplo de boas práticas de sustentabilidade a diversos níveis, tendo destacado o trabalho desenvolvido nos Açores na área da protecção e da observação de cetáceos, fazendo deste um dos melhores exemplos e destinos para a desta actividade turística.

A lista dos vencedores pode ser consultada em: http://greendestinations.org/best-of-top100-awards/.