Açores: Governo satisfeito com números do turismo

“São números muito positivos para o Turismo nos Açores (…). Representa um crescimento de 21%, o que nos coloca como a região do país com maior crescimento”.

É assim que a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, em declarações aos jornalistas, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, classifica os resultados que acabam de ser publicados pelo INE sobre o turismo na região, que em 2015 já tinha crescido na ordem dos 18%.

Para este ano, a governante regional realçou que estimativas para o turismo “são bastante positivas, quer em São Miguel, quer na Terceira e mesmo no ‘triângulo'”, ilhas do Faial, São Jorge e Pico, defendendo que não está em risco uma massificação do sector.

“O nosso grande desafio agora é fazer crescer o período considerado da época alta e combater a sazonalidade”, disse Marta Guerreiro, acrescentando que, uma vez que o mercado nacional “está consolidado”, a aposta em 2017 será no mercado estrangeiro, particularmente nos Estados Unidos da América, Canadá, Espanha, Alemanha, França, Suíça, Itália e Holanda.