Açores: Inaugurado o primeiro 4 estrelas do concelho do Nordeste

Custou 1,3 milhões de euros e já foi inaugurado o primeiro hotel de quatro estrelas no concelho do Nordeste (São Miguel – Açores), o Lince Nordeste Country & Nature Hotel.

A nova unidade oferece 32 quartos, resulta da reformulação de uma antiga estalagem, fechada desde 2013, do grupo Bensaude, com o qual o grupo The Lince fez um contrato de arrendamento por cinco anos e aquisição após este período.

Na cerimónia de inauguração, o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, salientou que o actual período de crescimento do turismo no arquipélago é uma oportunidade para reflectir o caminho que está a ser seguido e os desafios que se seguem, “mas sobretudo o momento de elencar” as prioridades e as linhas estratégicas no desenvolvimento do sector.

O chefe do executivo regional lembrou que “temos já a decorrer o processo de revisão do plano de ordenamento turístico da Região Autónoma dos Açores, que vem informar o crescimento e o desenvolvimento do sector, tendo em conta neste processo de revisão a realidade que hoje temos, aquilo que ela demonstra ter de potencial e aquilo que ela difere em relação ao momento inicial em que essas orientações foram definidas”, declarou.

Vasco Cordeiro salientou, ainda, a necessidade de no desenvolvimento do sector turístico dos Açores haver uma “tripla ideia de sustentabilidade”, a económica dos investimentos realizados, a ambiental e a social.

Antes da inauguração desta unidade hoteleira, o chefe do executivo regional esteve na Lagoa, onde também inaugurou uma unidade de turismo rural, com 20 camas e um investimento de 1,5 milhões de euros.

Por seu turno, o presidente da Câmara do Nordeste, Carlos Mendonça, considerou que a nova unidade vem “colmatar as necessidades” do concelho nesta vertente de alojamento, adiantando que, em quatro anos, a região, que tem feito uma aposta significativa no turismo, cresceu para o dobro ao nível de espaços de alojamento, possuindo, actualmente, 48 unidades.