Açores recebem em Abril número recorde de cruzeiros

A todo, segundo dados da Portos dos Açores, empresa que gere as infra-estruturas portuárias na região. o mês de Abril vai levar aos Açores 55 navios de cruzeiros, o maior número de escalas de sempre em apenas um mês.

O impacto financeiro destas escalas será significativo para a região, segundo salientou à Agência Lusa, Pedro Silva, vogal do Conselho de Administração da Portos dos Açores. “Nós estimamos que o impacto financeiro do turismo de cruzeiros ronde os 30 euros por passageiro”, ou seja, acrescentou, “fazendo as contas apenas ao mês de Abril, estima-se que terá um impacto na região de mais de um milhão de euros”, avançou o responsável.

Só nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, irão fazer escala 26 navios de cruzeiros em Abril, com os restantes a dividirem-se por vários portos. Para o global do ano também já há números, estando previstas mais de 140 escalas e navios de cruzeiros nos portos da região.

São números que agradam à secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, que, em declarações à Agência Lusa realçou o “número significativo” de passageiros que o turismo de cruzeiros movimenta no arquipélago, com um “impacto muito positivo na economia regional”.

A governante considera que o segmento do turismo de cruzeiros “é uma área complementar ao turismo tradicional, com características específicas, mas que nos interessa bastante tirar partido da nossa condição privilegiada no meio do Atlântico”.