Açores: Revisão do Plano de Ordenamento Turístico “ainda este ano”

O Governo Regional dos Açores espera concluir este ano a revisão do Plano de Ordenamento Turístico da região (POTRAA), anunciou esta quarta-feira a secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo.

Marta Guerreiro, que falava em Ponta Delgada, adiantou que “além do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo pretende também ver concluída, ainda este ano, a revisão do POTRAA”, cita a Agência Lusa. A responsável avançou ainda que com a anunciada revisão do Plano de Ordenamento se pretende fazer a análise da oferta das várias tipologias de alojamento turístico da região, bem como explorar as ofertas individuais de cada uma das ilhas açorianas.

Recordando que o executivo açoriano traçou quatro eixos estratégicos para o destino Açores, nomeadamente, qualificação do destino, sustentabilidade, eficácia da promoção e eficiência nas acessibilidades, Marta Guerreiro explicou ainda que o Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores vai permitir “alavancar a notoriedade dos Açores” junto do consumidor e “posicionar a região como um destino exclusivo de natureza exuberante”. Com este plano, explicou ainda, o governo pretende promover a cooperação entre entidades públicas e privadas, melhorar a competitividade do destino e aumentar os fluxos turísticos.

Na mesma altura, a governante considerou que a sustentabilidade do turismo açoriano passa por um “trabalho de continuidade” que tem como objectivo transformar os Açores num “destino europeu no meio do Atlântico”.