Açores vão ter “Roteiro dos Miradouros” em 2018

A notícia foi avançada esta terça-feira, 10 de Outubro, pela secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores na apresentação dos estudos prévios de requalificação de miradouros de São Jorge, nas Velas, na ilha de São Jorge.

Ana Cunha anunciou que o governo açoriano está a trabalhar na concepção de um Roteiro dos Miradouros que deverá ser disponibilizado ao público já no próximo ano, através de uma plataforma electrónica e aplicação móvel. Estas ferramentas irão permitir o “acesso a sugestões de circuitos de miradouros, com recurso a georreferenciação do miradouro e do utilizador, disponibilizando ainda conteúdos informativos, bem como fotografias dos principais miradouros da Região”.

Os miradouros incluídos neste Roteiro vão estar devidamente identificados e “terão disponível um ‘QR Code’ para que os visitantes possam aceder à plataforma no local, caso não tenham descarregado a aplicação móvel disponibilizada”.

A governante acrescentou ainda que “aos miradouros integrados neste Roteiro, será associada a identificação das suas principais características, nomeadamente as infra-estruturas de apoio, como sanitários, zona de merendário, referência a acessibilidades e estacionamento”.

Actualmente, os Açores possuem uma rede de 100 miradouros em todas as ilhas, mas o governo açoriano espera que este número venha a aumentar.