Actividades paralelas enriquecem Alimentaria &Horexpo Lisboa 2017

Uma das grandes novidades deste ano da Alimentaria &Horexpo Lisboa 2017 é a grande oferta de actividades paralelas, que além de favorecerem o intercâmbio comercial, a formação e a recolha de informação, também atribuem à feira um valor diferenciador.

Entre as actividades previstas constam o Encontro Nacional da Grande Distribuição, que pretende reunir todos os profissionais da distribuição moderna e debater a evolução do retalho moderno nacional, bem como os temas mais importantes da realidade do mercado actual e as tendências para o futuro; ou o Chefe Cozinheiro do Ano, o maior e mais importante concurso nacional de cozinha para profissionais, sendo esta a sua 28ª edição. Para além do apuramento do Chefe Cozinheiro do ano, o objectivo do concurso reside na valorização profissional dos cozinheiros em Portugal. O Concurso tem marcado presença na A&H Lisboa desde a sua primeira edição, através da realização de várias etapas e em 2017, pela 1ª vez, realiza a grande final com o apuramento do Chefe Cozinheiro do Ano de 2017.

De destacar também o programa HostedBuyers, dirigido exclusivamente a compradores estratégicos internacionais, importadores e distribuidores de grandes superfícies/supermercados, lojas de delicatessen e cadeias de hotelaria e restauração.

“O Mais Português Hotel do Mundo”, será outro evento paralelo que pretende sensibilizar os players do sector do turismo para a excelência dos produtos portugueses, a importância do processo criativo e a contratação de profissionais no tratamento dos interiores dos vários tecidos turísticos existentes e emergentes no mercado português, através da exploração de espaços de alojamento de várias tipologias turísticas e serviços associados, cada uma delas a adoptar um segmento diferente que evidencie as soluções e marcas portuguesas e desperte a curiosidade para a decoração, produtos e serviços de hotéis desde o mobiliário, revestimentos, iluminação, têxteis decorativos, produtos de mesa, cama e banho, aménities, serviços e tecnologias, entre outros.

Por sua vez, o Congresso da Restauração vai reunir os profissionais da restauração e debater a evolução do sector a nível nacional, enquanto o Food I & DT Rede Inovar será um espaço dedicado à inovação na área alimentar onde serão apresentadas tecnologias que resultam de projectos de I&DT com elevado potencial de utilização comercial desenvolvidos por entidades científico e tecnológicas. Haverá também o Campeonato Nacional de Baristas com acção de demonstração e degustação de café, e o B2B Meetings, cujo objectivo passa por dinamizar reuniões bilaterais entre empresas portuguesas e estrangeiras, visando potenciar a cooperação comercial e tecnológico, quer do lado da oferta, quer do lado da procura de parcerias.

A Alimentaria mudou e apresenta-se este ano com um novo posicionamento focado em 4 eixos fundamentais: Inovação, Saúde, Bem-estar e Valorização da Produção Nacional.

Em três dias (4 a 6 de Junho), a FIL reúne numa só feira três grandes áreas de negócio para os profissionais do sector – Alimentaria Lisboa, Horexpo e Tecnoalimentaria – reunindo toda a oferta e novas tendências para aumentar o negócio e dar qualidade aos empresários que operam neste grande mercado.