ADHP comprometida com qualificação dos recursos humanos

A Associação de Directores de Hotéis de Portugal (ADHP) pretende promover e impulsionar o acesso ao standard Investors in People junto do sector hoteleiro nacional, com a assinatura de um acordo de parceria com esta instituição. Este standard internacional reconhece a excelência na gestão das pessoas.

Na iniciativa, que decorreu na Roca Gallery, em Lisboa, Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, reconheceu os desafios que se colocam ao destino Portugal e à qualidade do serviço prestado perante o aumento exponencial de turistas. “Temos que criar mecanismos especiais para abordar o desafio que é encontrar pessoas qualificadas e que essas pessoas encontrem locais qualificados para trabalhar”, afirmou a governante, para acrescentar ser necessário “garantir a formação no local de trabalho, para que as pessoas se tornem indispensáveis” até porque, em dois anos entraram 60.000 novas pessoas no mercado de trabalho, por isso “precisamos de criar condições para estas pessoas”.

A Investors in People “pretende criar o melhoramento contínuo nas organizações, através das pessoas que constituem essa organização”, ressalvou David Hale, responsável da instituição, para indicar ainda que “no processo de acreditação, todas as pessoas da organização têm uma voz, nós ajudamos no processo de gestão de uma organização e identificar as mudanças necessárias”.

Raúl Ribeiro Ferreira, presidente da ADHP, destacou que “após uma luta de mais de três anos poderá estar para breve o reconhecimento da importância dos recursos humanos na portaria de classificação hoteleira”, concluindo que esta certificação da Investors in People “é mais um passo no reconhecimento da importância da formação e qualificação, uma causa que tem sido a bandeira da ADHP”.