Aeroporto do Porto eleito um dos melhores da Europa

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi eleito pelo ACI-Airports Council International como o melhor da Europa para aeroportos com dimensão entre os 5 e 15 milhões de passageiros. O galardão surge no âmbito do estudo Airport Service Quality, programa de avaliação da satisfação dos passageiros.

Nesta avaliação, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi, também, eleito como o terceiro melhor da Europa na categoria de aeroportos com mais de 2 milhões de passageiros. Os resultados deste estudo têm por base os questionários preenchidos pelos passageiros, transmitindo a sua opinião acerca de 34 indicadores, nomeadamente dos serviços oferecidos pelos aeroportos ao nível do atendimento, tempos de espera, cortesia dos funcionários, limpeza das instalações e conforto.

Jorge Ponce de Leão, presidente da ANA – Aeroportos de Portugal, recebe com orgulho os galardões, que “são também o reflexo de que estamos a implementar a estratégia correcta quando apostamos em medidas que vão no sentido de sensibilizar e mobilizar recursos e prestadores de serviço para a melhoria contínua da qualidade do serviço prestado aos passageiros”.

Entre 2006 e 2011 o aeroporto classificou-se consecutivamente nos três primeiros lugares, tendo mesmo obtido o primeiro em 2007. Após um ano de interregno, volta a ser premiado em 2013, 2014 e 2015 com o terceiro lugar, posição agora renovada. Para Jorge Ponce de Leão, este prémio é “particularmente importante”, “num momento em que o número de passageiros no Aeroporto do Porto ultrapassou os 9 milhões, resultado de um crescimento de 16% face a 2015”.