Aeroporto do Porto é o melhor da Europa para os consumidores

Além de melhor da Europa, o aeroporto da Invicta é o terceiro melhor do mundo, segundo a avaliação feita por consumidores de vários países, incluindo Portugal.

A avaliação resulta de um inquérito produzido pela Deco e associações de consumidores da Austrália, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, França e Itália, que avaliou 178 aeroportos e 72 companhias aéreas.

Se na Europa foi considerado como o melhor, já a nível mundial o aeroporto Francisco Sá Carneiro apenas foi ultrapassado por dois aeroportos, o de Singapura e o de Narita, na cidade de Tóquio, no Japão.

A justificar a classificação do aeroporto do Porto estão, segundo a Deco, aspectos como “a sensação de segurança, os sinais de orientação e os ecrãs de informação”. Mas no aeroporto da Invicta outro aspecto muito apreciado é o das casas e banho.

Para Portugal, este inquérito internacional não traz apenas boas notícias, já que por cá temos também aeroportos situados “na cauda”. É o caso do aeroporto de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira, Açores) que se quedou em 155º lugar e é a infra-estrutura aeroportuária portuguesa com pior classificação. Já o segundo pior é o aeroporto de Faro que surge apenas um pouco mais acima, em 148º lugar. Porto Santo está um pouco mais acima na tabela, surgindo na 99ª posição, enquanto o da Horta (ilha do Faial, Açores) é o 84.º classificado e o da Madeira, agora aeroporto Cristiano Ronaldo, surge na 76ª posição. Já nas posições 46 e 47 da lista aparecem, respectivamente, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e o aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores).

Já no que toca a companhias aéreas, as portuguesas ficaram mais ou menos a meio da tabela, com a TAP a surgir no 31º lugar e a SATA em 38º, numa lista que incluía 72. Segundo a Deco “o sentimento de segurança a bordo é o aspecto mais apreciado. Já as refeições servidas nos aviões, o conforto quando se está sentado (banco e espaço para as pernas e costas) e a relação entre a qualidade e o preço são os pontos que mais desagradam”.

Como melhor companhia aérea do mundo, os consumidores inquiridos escolheram a Emirates, pela pontualidade, pelo pessoal de bordo e pelo procedimento de embarque. Já em termos apenas europeus, a Luxair foi a companhia mais votada.