Aeroporto de Munique ganha novo terminal

O novo terminal satélite de Munique, o primeiro construído no meio da pista na Alemanha e o único na Europa com a classificação de 5 estrelas, acaba de ser inaugurado.

As novas instalações passam a dar ao aeroporto de Munique 27 novas posições de embarque nas quais os passageiros podem embarcar e desembarcar sem necessidade de transporte de autocarro.

Com o novo equipamento, a capacidade do Terminal 2, que é usado pela Lufthansa e pelos seus parceiros da Star Alliance, irá aumentar de 11 milhões para 36 milhões de passageiros por ano. Sendo uma das instalações de passageiros mais avançadas do mundo, o terminal satélite irá disponibilizar um ambiente mais alegre, um enorme leque de lojas e de restauração e inúmeras áreas espaçosas inundadas de luz natural. Os passageiros têm também à sua disposição cinco novas lounges da Lufthansa.

O satélite não tem ligações directas por terra. O check-in é feito no Terminal 2. Os passageiros passarão ainda no terminal o controlo de passaporte e de segurança antes de embarcar no comboio próprio que funciona debaixo da pista que os leva ao terminal em apenas um minuto. Também há acesso gratuito à rede Wi-Fi. Nas áreas de espera há diversos pontos de electricidade e tomadas USB para carregar os equipamentos electrónicos.

As cinco novas lounges da Lufthansa estão somente a alguns passos desta zona. Com uma área de 4 000 metros quadrados, quase se duplica a área total das lounge do Terminal 2. O novo conceito inclui um terraço coberto com janelas panorâmicas e um bar com vista para a pista do aeroporto.

Modernos materiais de construção e sistemas inovadores de aquecimento, arrefecimento e de iluminação reduzem ao mínimo o consumo de energia. Uma redução de 40% das emissões de CO2 nas novas instalações em comparação com os edifícios existentes do aeroporto foi atingida em parte graças a fachadas especiais.