Aeroportos do Porto e Ponta Delgada entre os que mais cresceram em passageiros na Europa

Os dois aeroportos portugueses integram o “Top 5” dos aeroportos europeus que maiores crescimentos apresentaram em 2015 nos grupos a que pertencem (grupos 3 e 4, respectivamente), segundo o relatório de tráfego divulgado pelo ACI Europe.

O tráfego de passageiros em toda a rede europeia de aeroportos cresceu em 2015 a uma média 5,2%, com os aeroportos da União Europeia a apresentarem crescimentos médios na ordem dos 5,6%. Os aeroportos da Irlanda, Portugal, Grécia, Roménia, Hungria, Eslováquia, Eslovénia e Lituânia foram dos que mais cresceram, tendo apresentado evoluções homólogas positivas de dois dígitos.

No grupo 3 que corresponde a aeroportos com tráfego entre 5 e 10 milhões de passageiros por ano, o Porto aparece em quarto lugar do ranking, tendo protagonizado uma subida de 16,7% no número de passageiros face a 2014. Já Ponta Delgada aparece em segundo lugar no grupo 4 (tráfego inferior a 4 milhões de passageiros por ano) com um aumento homólogo de 16,7%. Os dois grupos são comandados, respectivamente, pelos aeroportos de Milão e Ohrid.

O grupo 1 (tráfego superior a 25 milhões de passageiros por ano) tem no primeiro lugar do ranking o aeroporto de Madrid-Barajas e no grupo 2 (tráfego entre 10 e 25 milhões de passageiros por ano) o primeiro posto do ranking de crescimento pertence a Istanbul SAW (19.7%).

É de realçar que o Aeroporto de Faro (Grupo 3), teve em Dezembro um crescimento homólogo de 17,3% ficando no 4º lugar do top 5 europeu de crescimento mensal de tráfego de passageiros.

O relatório agrega a informação dos quase 500 aeroportos em 45 países europeus associados ao ACI Europe, representando mais de 90% do tráfego aéreo comercial da Europa