Agosto: Hotelaria em Lisboa cresce em todos os indicadores à excepção da ocupação

À excepção da taxa de ocupação média por quarto, que registou uma quebra ligeira de 0,7%, de 89,50% para 88,84%, resultado da diminuição da procura nos estabelecimentos hoteleiros de 5 estrelas, com um decréscimo de 4,9%, a hotelaria na cidade de Lisboa cresceu em todos os indicadores, durante o mês de Agosto, confirmando a tendência ascendente registada desde o início do ano.

De acordo com o Observatório do Turismo de Lisboa, publicado esta terça-feira, no preço médio por quarto vendido (Average) verificou-se uma evolução positiva, com uma subida de 11,1% em relação ao mês homólogo de 2016. No preço médio por quarto disponível (RevPar), a variação também foi favorável para todas as unidades hoteleiras, com um aumento de 10,3% no período em análise, tendo atingido aos 89,54 euros. A subida mais significativa aconteceu ao nível dos estabelecimentos de 4 estrelas, com 12,8% de aumento médio.

No acumulado de Janeiro a Agosto, os indicadores são todos positivos, ou seja, mais 5,8% na ocupação média por quarto, mais 11,1% no preço médio de quarto vendido e mais 17,5% no preço médio por quarto disponível.

O mesmo cenário também foi registado pelo Observatório do Turismo de Lisboa em relação à região.

Em comparação com o período homólogo do ano passado, a ocupação teve uma quebra de 0,8% na procura, em termos médios. No entanto, no Average, a subida foi de 8,7% face ao mesmo mês do ano anterior, com os preços médios a situarem-se entre os 78,32 euros nas unidades de 3 estrelas e os 177,36 nos estabelecimentos de 5 estrelas.

Quanto ao RevPar, o mês de Agosto proporcionou um acréscimo de 7,8% nos hotéis situados nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, com subidas a terem lugar em todos os segmentos, mas com destaque para os de 4 estrelas, com um aumento de 10,8%.

Quando se refere ao acumulado, o Observatório do Turismo de Lisboa indica que houve aumentos de 5,7% na ocupação média por quarto,  de 10,1% no preço médio por quarto vendido e +16,3% no preço médio por quarto disponível.