AHETA: Dezembro algarvio trouxe nova subida de preços

Prejudicado pelo facto de Natal e fim de ano terem coincidido com fins-de-semana, o mês de Dezembro não levou alterações à taxa de ocupação das unidades hoteleiras que ficou ao nível do mês homólogo do ano anterior. Já o volume de negócios voltou a subir, reflectindo um aumento que no acumulado do ano foi de dois dígitos.

De acordo com dados divulgados esta sexta-feira, 6 de Janeiro, pela AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, a taxa de ocupação global média/quarto do mês de Dezembro do ano passado esteve ao mesmo nível do verificado em igual mês no ano anterior, tendo atingido os 34,9%. Em 2015 o registo do último mês do ano aponta para uma ocupação de 35%, o que o transformou no melhor Dezembro desde 1996 no Algarve. Ainda no que se refere ao mês de Dezembro, o volume de vendas subiu 5,8% em termos homólogos.

No acumulado do ano o volume de negócios subiu a dois dígitos, com +12,7% que no ano anterior. Já a ocupação por quarto registou uma subida de 6,6%, o que significa que 2016 foi um ano de aumento de preços no alojamento turístico associado da AHETA.

No último mês de Dezembro, os mercados que mais subiram foram o britânico (+2,0pp), o alemão (+0,6pp) e o francês (+0,4pp), com os mercados nacional e espanhol a voltarem a registar descidas, na linha do que vem acontecendo desde o início do ano (-1,5pp e -0,6pp, respectivamente).

Por zonas geográficas as maiores subidas ocorreram em Portimão / Praia da Rocha (+6,7pp) e Albufeira (+4,8pp), enquanto a principal descida foi registada em Vilamoura / Quarteira / Quinta do Lago (-6,6pp).

Na nota enviada à imprensa a AHETA sublinha o facto de o Natal e o Fim de Ano terem coincidido com fins-de-semana influenciou negativamente as taxas de ocupação durante o mês de Dezembro.