AHETA: Maio com tendência ascendente traz britânicos de volta

Dados divulgados esta terça-feira pela AHETA revelam subida na ocupação e, principalmente, volume de vendas em Maio. Importante é o facto de o mercado britânico ter invertido a tendência de queda.

Segundo os dados emanados da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA, a taxa de ocupação global média/quarto na região atingiu os 74,3% em Maio, numa subida de 3,1% face ao mesmo período do ano anterior. Mesmo assim, destaca a AHETA, desde o início deste ano a taxa de ocupação quarto regista uma descida de 0,7% face a igual período de 2017.

Por zonas geográficas, as maiores subidas verificaram-se em Tavira (+8,7%) e Carvoeiro / Armação de Pêra (+7,8%). Albufeira, a principal zona turística algarvia, registou uma subida de 2,9%.

Já no que toca aos principais mercados geradores de turistas para a região do Algarve, regista-se com agrado a inversão da tendência de queda que vinha marcando o comportamento dos britânicos. Assim, Maio trouxe um aumento de 7,5% no número de britânicos face ao mesmo mês do ano passado. O mercado que mais subiu em Maio foi o irlandês, com +14,1% em termos homólogos.

Em sentido contrário foi a evolução dos mercados francês e nacional, com os franceses a registarem uma quebra homóloga de 13,6%, enquanto o mercado interno recuou 2,7%.

Bastante maior que a subida de ocupação foi a evolução positiva do volume de vendas, à semelhança do que tem acontecido nos últimos tempos. Segundo os dados da AHETA este indicador registou em Maio uma subida de 9,2% comparativamente ao mesmo mês de 2017, revelando que os preços na região continuam a crescer.