AHETA: Ocupação e vendas em alta no Outubro algarvio; mercado britânico cede ao Brexit

Além dos aumentos homólogos registados ao nível da taxa de ocupação e ainda de forma mais expressiva no volume e vendas, reflectindo o aumento dos preços médios, há a sublinhar, no Outubro algarvio, a continuação das quebras que o mercado britânico vem registando nos últimos meses, em consequência do Brexit e da instabilidade da libra.

Dados divulgados esta terça-feira pela AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve revelam que a taxa de ocupação global média/quarto do mês de Outubro atingiu os 75,0%, +3,1% que no mesmo mês de 2016. Para este aumento contribuiu, sobretudo, o bom comportamento do mercado alemão que cresceu 4,9pp face ao período homólogo. Mas também mercado como França, Bélgica, Polónia, Suíça e Irlanda, apesar de a sua expressão ser bastante menor, deram o seu contributo, registando todos eles subidas homólogas.

No pólo oposto e também a merecer destaque embora pela negativa, esteve o mercado britânico que continuou a retracção iniciada há meses atrás. Desta feita, e após quebras de -12,6% em Julho, 13,5% em Agosto e -2,3% em Setembro voltou a apresentar uma quebra de -5,8pp em Outubro, o que leva a que, no total do ano, este mercado apresente uma quebra já superior a 1pp.

Por zonas geográficas, as maiores subidas na ocupação ocorreram nas zonas de Carvoeiro / Armação de Pêra (+15,3%) e Portimão / Praia da Rocha (+11,1%). Albufeira registou uma subida de 3,9% e a única descida a assinalar verificou-se em Vilamoura / Quarteira / Quinta do Lago (-15,0%).

Por categorias de estabelecimento, apenas os hotéis de 5 estrelas registam uma descida média acumulada desde o início do ano de 6,5%.

Nos 10 meses que o ano leva já, a taxa de ocupação quarto nos hotéis e empreendimentos turísticos algarvios regista uma subida de 2,3% e o volume de negócios um crescimento acumulado de 8,9%, significando que o preço médio está a aumentar. Só em Outubro, o volume de vendas aumentou 9,8% face a igual mês do ano passado.