AHETA: Volume de vendas subiu 7,4% em Janeiro no Algarve

A subida de 7,4% no volume de vendas face ao primeiro mês do ano passado e a quebra de 19,4% registada no mercado britânico, que levou a uma ligeira  baixa na ocupação média nas unidades da região, são dois dos principais dados avançados pela AHETA relativamente ao mês de Janeiro no Algarve.

De acordo com as informações avançadas esta terça-feira pela AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, a taxa de ocupação global média/quarto na região algarvia em Janeiro foi de 35,7%, 0,3pp inferior à registada no ano anterior (‑1%). Para esta quebra ligeira, o mercado que mais contribuiu foi o britânico que registou uma descida de 19,4% em termos homólogos. No pólo oposto ficaram os mercados francês, que registou um aumento homólogo de 35,8%, o holandês (+8,2%), e alemão (+4,2%).

Por zonas geográficas, as maiores descidas na ocupação verificaram-se em Albufeira (-14,1%), Vilamoura / Quarteira / Quinta do Lago (-10,2%) e Monte Gordo / Vila Real de Santo António (-7,4%), enquanto as principais subidas ocorreram em Tavira (+21%), Lagos / Sagres (+19,6%) e Carvoeiro / Armação de Pêra (+7,2%).

Nos dados divulgados, saliente-se o aumento de 7,4% no volume de vendas face ao período homólogo, bem como a subida de 1,4% na taxa de ocupação por quarto no acumulado dos últimos 12 meses.