AHP: Regresso do parlamentarismo em Portugal em debate

“O regresso do parlamentarismo em Portugal: legitimidade e limites da representação” é o tema em debate do próximo habitual almoço mensal da AHP – Associação de Hotelaria de Portugal com os seus associados. O convidado será Pedro Norton, administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian.

De acordo com o site da AHP, o almoço-debate está marcado para o dia 5 de Junho, segunda-feira, pelas 12h45, no Hotel Real Palácio em Lisboa.

“Com a nova arquitectura política saída das últimas legislações Portugal viu o seu sistema político evoluir – de facto – em direcção a um sistema parlamentar mais puro. Neste quadro volta a colocar-se com mais equidade a questão da natureza do mandato dos representantes dos eleitores: estamos perante fiduciários ou delegados? A questão tem consequências em quase todos os aspectos da governação e entronca num longo e inacabado debate clássico da teoria política. Revisitar esse debate é trazer luzes, pistas e argumentos para ajuizar da legitimidade e dos limites da acção dos nossos representantes”. São estas as principais questões que estarão em análise.