AHRESP debate emprego e formação

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) organiza, no dia 9 de Janeiro, na Fundação Champalimaud, as jornadas ‘A Evolução do Mercado de Trabalho’ que vão contar com a presença do primeiro-ministro, António Costa, no encerramento.

Discutir o emprego nos sectores da Restauração e Alojamento, que registaram no 3º trimestre deste ano um novo máximo histórico na empregabilidade do Canal HORECA, com 345.900 postos de trabalho, é um dos principais objectivos destas jornadas que têm início marcado para as 14h30.

O mercado de trabalho e a falta de mão-de-obra em ambos os sectores, a importância da formação e a qualificação profissional, o diálogo social e os contratos colectivos de trabalho são temas que estarão em destaque nestas jornadas. Neste quadro, a AHRESP irá apresentar as suas propostas para valorização das profissões destes sectores, qualificação dos recursos humanos, aumento da produtividade e incremento das relações entre entidades empregadoras e trabalhadores.

“A alta empregabilidade nos sectores da Restauração e Alojamento, que demonstra bem o compromisso assumido pelos empresários na criação de emprego após a reposição parcial da taxa do IVA dos Serviços de Alimentação e Bebidas, coloca-nos muitos desafios no que diz respeito à valorização, formação e qualificação dos nossos trabalhadores, essenciais à construção de uma oferta turística de qualidade”, afirma Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP.

O responsável sublinha ainda que a AHRESP está “atenta e a trabalhar com todas as entidades relacionadas com o mercado de trabalho, no sentido de dar resposta adequada às necessidades de mão-de-obra e promover um clima de entendimento e paz social no sector”.