AHRESP entregou 13 primeiros certificados do Taste Portugal

Os empresários de restauração espalhados pelo mundo “são quem todos os dias dá a cara por Portugal no estrangeiro”, afirmou a secretária de Estado, Ana Mendes Godinho, na cerimónia de entrega dos 13 primeiros certificados e placas Taste Portugal, que decorreu no âmbito da BTL.

A Rede de Restaurantes no Mundo – Taste Portugal, é uma iniciativa da AHRESP que tem como objectivo promover a gastronomia portuguesa e a internacionalização das empresas nacionais, e tem como elemento central a criação de uma rede de restaurantes portugueses no mundo, que serão representantes da nossa gastronomia no mercado internacional.

Na primeira fase do programa, que termina em Maio, foram contemplados restaurantes de cinco países, designadamente, Brasil, Alemanha, França, Espanha e Reino Unido, enquanto a segunda fase pretende espalhar-se pelos cinco continentes, incluindo países como os Estados Unidos da América, Canadá, Benelux, Suíça e China.

É neste sentido que Ana Mendes Godinho realçou a grande mobilização da AHRESP neste projecto. “Foi graças à vossa grande energia é que isto foi para a frente e ganhou esta grande dimensão e esta escala”.

Dirigindo-se aos empresários da restauração, que classificou de embaixadores fora do país, a secretária de Estado do Turismo considerou que “são cada vez mais uma marca da presença de Portugal no mundo, e têm tido um papel importante na promoção de Portugal no estrangeiro. São a nossa primeira porta de entrada, são um espaço para ajudar, cada vez mais a exportar produtos portugueses”.

Na ocasião, o vice-presidente da AHRESP, Joaquim Ribeiro sublinhou que o Taste Portugal é “um programa importante da gastronomia como produto turístico e como atractivo para os turistas, considerada uma das mais importantes motivações das chegadas dos turistas ao nosso país”, para realçar a importância que os empresários da restauração têm na promoção das gastronomia de Portugal nos cinco continentes.