AHRESP promove inquérito com empresários de Alojamento Local

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal vai realizar um inquérito junto dos empresários de Alojamento Local, visando o levantamento de informação sobre estes estabelecimentos, incluindo sobre o perfil dos respectivos empresários e hóspedes, analisando componentes da procura e da oferta.

O inquérito será dirigido a mais de cinco mil unidades de AL, inicialmente na região de Lisboa, e enquadra-se no âmbito do Programa QUALITY – projecto desenvolvido pela AHRESP, que visa a valorização e qualificação do Alojamento Local. A informação será recolhida através do preenchimento de um questionário, enviado aos empresários inscritos no RNAL – Registo Nacional de Estabelecimentos de Alojamento Local e nas Câmaras Municipais da região.

Segundo dados do RNAL existem actualmente cerca de 30 mil estabelecimentos de Alojamento Local em Portugal. Estão abrangidos pela classificação de Alojamento Local vários tipos de estabelecimentos como hostels, antigas pensões e residenciais que não se reconverteram em empreendimentos turísticos, apartamentos e moradias para acolhimento de turistas e o alojamento em quartos ou partes da casa.

Para Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, este projecto visa entender com mais detalhe a realidade do sector em Portugal, de modo a “compreender melhor o seu papel na indústria da hotelaria e do turismo e, assim, contribuir para o crescimento e desenvolvimento sustentável da nossa oferta turística”.

A AHRESP lançou o Programa QUALITY como forma de responder em tempo útil à dinâmica de crescimento do AL, garantir os padrões de qualidade exigidos e contribuir para o esforço nacional de promoção internacional do destino Portugal. O inquérito é realizado em parceria com o ISCTE, a Sítio e com o apoio do Turismo de Portugal.