AIDAmar estreia-se no Porto de Leixões

O Porto de Leixões recebe esta segunda-feira, pela primeira vez, em escala, o navio de cruzeiro AIDAmar da companhia alemã Aida Cruises. Esta será a primeira de quatro escalas inaugurais naquele porto previstas para este ano.

O evento será assinalado com uma cerimónia de troca de placas entre a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e o comandante do navio, sendo os passageiros e tripulantes brindados à sua chegada ao som de Fado da ‘Casa da Guitarra’ e com uma prova de Vinho do Porto, imagem de marca da região, entre outras surpresas.

O AIDAmar chega ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões logo pela manhã, trazendo a bordo cerca de 2500 passageiros, na sua grande maioria de nacionalidade alemã, que durante o dia visitarão o destino turístico Porto, Douro e Minho, os seus museus, monumentos, gastronomia e paisagens únicas.

O navio encontra-se numa viagem de 18 noites com início nas Caraíbas, mais precisamente em La Romana, na República Dominicana, e tem como destino a cidade de Hamburgo, na Alemanha. Do itinerário do cruzeiro fazem ainda parte Basseterre (St. Kitts), Forte de France (Martinique), Bridgetown (Barbados), Funchal, Corunha e o porto francês de Le Havre.

Lançado em 2012, o AIDAmar tem 253 metros de comprimento, 71 304 toneladas de arqueação bruta, é um dos mais recentes navios da companhia e, tal como os restantes navios desta empresa, é conhecido pelo rosto desenhado na proa de 21 metros de largura, uma boca sorridente que reproduz a imagem de marca da Aida Cruises.

Recorde-se que o movimento de navios de cruzeiro no Porto de Leixões tem crescido nos últimos anos e que, para 2016, estão já previstas cerca de 90 escalas de navios de cruzeiro.