Albufeira passa a integrar a Via Algarviana

Albufeira é agora um dos 12 concelhos algarvios a integrar a Via Algarviana através de um percurso pedestre e ciclável que tem início no Posto Municipal de Turismo de Albufeira, passa por Ferreiras, Paderne e termina na Ribeira de Alte, ligando o litoral ao interior e mostrando o Algarve como um todo.

O investimento de cerca de 35 mil euros incluiu a aquisição de uma bicicleta todo-o-terreno direccionada ao turismo adaptado.

Albufeira passa assim a estar na rota do pedestrianismo a nível regional, “esbatendo os efeitos da sazonalidade e atraindo outro segmento de turistas, amantes da natureza e do desporto”, referiu o presidente do município, Carlos Silva e Sousa.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira e o vice-presidente da associação ambientalista Almargem, Joaquim Mealha, assistiram à colocação do painel informativo referente ao percurso que liga Albufeira à Via Algarviana, numa extensão de 29 quilómetros que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta.

O painel está colocado junto ao Posto Municipal de Turismo de Albufeira, à entrada da cidade, onde também se encontra uma bicicleta todo-o-terreno que poderá ser requisitada por pessoas com mobilidade reduzida.

“Temos apostado fortemente no turismo acessível, eliminando barreiras arquitectónicas e adquirindo equipamentos como esta bicicleta ou como as cadeiras anfíbias que temos em todas as praias do concelho”, destacou Carlos Silva e Sousa.

Joaquim Mealha explicou que a Via Algarviana liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente ao longo de 300 quilómetros, “beneficiando muito com a ligação a outros concelhos, a locais com pessoas, que irão ajudar a promover a região”. O representante da Almargem defende que a implementação de percursos pedestres incentiva a abertura de comércio, alojamento e restauração, dinamizando a economia. “Além da restauração e da hotelaria, queremos valorizar a envolvente económica através do artesanato e dos produtos regionais”, rematou.

Brevemente será disponibilizada uma aplicação com os quatro percursos pedestres existentes em Albufeira, que poderá ser descarregada para qualquer dispositivo móvel.